Nossas Vantagens Competitivas
Acreditamos que estamos bem-posicionados para competir no mercado do ensino superior brasileiro, em especial nas regiões Nordeste e Norte, como consequência dos seguintes fatores:
Posicionamento diferenciado em regiões com alto potencial de crescimento
A Companhia acredita ser a maior organização privada no setor de ensino superior com atuação no Nordeste em termos de unidades, contando, em 31 de dezembro de 2023, com 35 unidades credenciadas pelo MEC na região. Adicionalmente, tem também forte presença na região Norte do país, onde possui mais 18 unidades credenciadas, incluindo duas instituições de ensino com curso de Medicina, nas cidades de Cacoal (RO) e Vilhena (RO). A Companhia acredita que nessas regiões é a companhia mais capilarizada do setor, com unidades presentes em todos os estados.
Em janeiro de 2022, a Companhia concluiu a aquisição do Centro Universitário UNIFAEL. Com mais de 600 polos de Ensino Digital, a união com a Ser Educacional criou uma rede de mais de 1.000 polos de Ensino Digital ativos, conferindo alcance nacional à Companhia. Em 2023, foi concluído o processo de integração da UNIFAEL, que atualmente conta com investimentos na ampliação e otimização do portfólio dos polos parceiros, visando um mix de cursos também priorizando as áreas da saúde e engenharias, assim como no Ensino Híbrido, conforme planejamento estratégico e plano de ação implementados pela Companhia, o que propiciou o atingimento de uma base total de alunos de 312,9 mil alunos, em 31 de dezembro de 2023.
Criação de valor, desempenho financeiro e crescimento
A Companhia implementou, nos últimos anos, diversos esforços visando a melhoria da operação de suas unidades, bem como de seus resultados e rentabilidade. A Companhia lançou, em 2014, um Centro de Serviços Compartilhado (CSC), de forma a permitir o crescimento de sua base de alunos com despesas marginais bastante baixas. Em 2016, lançou sua nova central de operações de EAD, localizada em Recife. A Companhia acredita que tal central terá a capacidade de absorver e atuar de forma centralizada com relação a toda a necessidade projetada para as operações de ensino a distância.
A partir de 2020, a Companhia passou a atuar sob o conceito de ecossistema de educação continuada, que visa criar avenidas de geração de valor por meio da oferta combinada de cursos no Ensino Híbrido e Ensino Digital, capacitando os seus campi a realizar uma oferta cada vez mais omnicanal, adquirindo e criando empresas que permitam o oferecimento de novos serviços educacionais e correlatos, de forma a aumentar o retorno sobre os seus ativos educacionais.
A partir de 2021, a Companhia implantou a sua nova metodologia de ensino, a Ubíqua, que tem como objetivo oferecer um conceito de educação onipresente, utilizando metodologias ativas de ensino por meio de uma plataforma tecnológica de ponta permite que os alunos tenham uma experiência diferenciada de ensino seja qual for a modalidade educacional escolhida (presencial, digital ou híbrida) ou modo de certificação (graduação, pós-graduação ou educação continuada) com conteúdo modernos e com alta flexibilidade de criação e novos cursos e modelo de distribuição.
Em 2023, a Companhia implementou uma reorganização do portfólio de cursos, de forma a priorizar a oferta de cursos de saúde e engenharias no Ensino Híbrido, que possuem ticket médio mais elevado, visando melhor aproveitar seus diferenciais relativos à estrutura de laboratórios, clínicas e reconhecimento de suas marcas regionais, enquanto no Ensino Digital foi concluído o processo de integração da UNIFAEL e que atualmente conta com investimentos na ampliação do portfólio dos polos parceiros, visando um mix de cursos também priorizando as áreas da saúde e engenharias.
Modelo de negócios de alta escalabilidade, replicabilidade e padronização de operações
A Companhia acredita ter condições de expandir as suas operações por meio de aquisições, gerando importantes ganhos de eficiência, bem como a partir de seu modelo de negócio escalável, capaz de absorver um número maior de unidades e alunos a um custo incremental reduzido. Desde a sua Oferta Pública Inicial de Ações em dezembro de 2013, a Companhia adquiriu e integrou mais de 20 instituições. Em média, após seis meses, tais companhias adquiridas já estavam com todos os sistemas integrados e matrizes curriculares adaptadas ao modelo da Companhia. A eficiência operacional, obtida por meio da implementação de instrumentos de controle pioneiros no setor da educação como a gestão eficiente de salas de aula, a padronização de seus processos e do plano pedagógico, em conjunto com o uso intensivo de tecnologia, permite agregar novas unidades, cursos e alunos em pouco tempo e de maneira eficiente, sem comprometer a rentabilidade. O projeto pedagógico unificado da Companhia permite controlar de forma mais eficiente a qualidade e a consistência do ensino oferecido, disseminar as melhores práticas pedagógicas e oferecer um conteúdo educacional uniforme e de melhor qualidade por toda a rede de ensino. As atividades administrativas da Companhia, centralizadas em seu CSC, permitem eficiência na implementação do seu plano de expansão, gerando ganhos de escala. Esse modelo contribuiu para aumentar os níveis de qualidade e eficiência dos processos internos, possibilitando o crescimento com um custo incremental reduzido. Com tal estrutura, acredita ter condições de expandir suas operações de forma orgânica e por meio de aquisições, gerando importantes ganhos de eficiência a partir de seu modelo de negócio escalável e processos padronizados. Adicionalmente às oportunidades de crescimento inorgânico, a Companhia acredita estar operacionalmente preparada para um crescimento orgânico de suas unidades presenciais e de sua plataforma de ensino digital.
Proposta diferenciada de valor para os alunos
A Companhia acredita que os potenciais alunos selecionam sua instituição de ensino superior baseados em uma combinação de quatro principais fatores:
(i) Marcas com forte apelo nas suas respectivas regiões de atuação: a Companhia tem marcas regionais fortes, altamente reconhecidas pelo público-alvo e pelo mercado de trabalho por sua excelência no ensino. As marcas do grupo Ser Educacional são consideradas Top of Mind em oito cidades de atuação nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste. A marca “Maurício de Nassau” é fortemente lembrada no setor de educação superior nas regiões Nordeste e Norte, sendo a marca mais citada do ensino superior em Pernambuco e uma das mais reconhecidas nos demais estados da região Nordeste, de acordo com as pesquisas da Companhia, resultado que acredita estar associado à educação de qualidade.
Ainda, tal posicionamento observado nas marcas da Companhia fortalece a demanda por seus cursos, contribui para os esforços de marketing e influencia sua capacidade de atração e retenção de bons profissionais nas regiões em que a Companhia atua;
(ii) Infraestrutura física e tecnológica oferecida pela instituição: edifícios renovados com salas de aula equipadas com equipamento de audiovisual, ar-condicionado e wi-fi; além de modernos laboratórios. Ainda, possui também uma forte infraestrutura tecnológica, possuindo um Portal Acadêmico em plataforma digital para que os alunos e professores, possam realizar o acompanhamento de sua vida acadêmica, com acessos a diversas informações como o diário eletrônico de classe, a prova colegiada, seus acordos financeiros conosco, seus requerimentos online, sua renovação de matrícula, dentre outros;
(iii) Matriz curricular diferenciada: a Ubíqua oferta um modelo educacional onipresente que oferece educação utilizando metodologias ativas de ensino, por meio de uma plataforma tecnológica de ponta, que permite que os alunos tenham uma experiência diferenciada de ensino, seja qual for a modalidade educacional escolhida (presencial, digital ou híbrida) ou modo de certificação (graduação, pós-graduação ou educação continuada) com conteúdo moderno e com alta flexibilidade de criação de novos cursos e modelo de distribuição;
(iv) Criação de um ecossistema educacional: a Companhia passou a investir na criação de novos formatos de distribuição dos cursos que incluiu a criação de novos formatos de graduação e pós-graduação, que foram denominados cursos digitais. Esses cursos permitem formatura acelerada dos alunos, criação de um leque mais amplo de cursos, oferta de graduações e pós-graduações com dupla certificação em parcerias com instituições de ensino internacionais e empresas. Outro aspecto desse ecossistema é a criação de novas formas de comercialização como a criação do portal de vendas online GoKursos (www.gokursos.com.br) que além dos cursos de graduação e pós-graduação já conhecidos no mercado, passou a ofertar cursos livres e um modelo de educação continuada onde os alunos possam fazer quantos cursos desejarem por meio de um pagamento mensal fixo.
Em 2021, lançou a primeira fintech focada em atender o segmento de ensino continuado, o b.Uni (www.buni.digital), que será um pilar importante no ecossistema, pois permitirá ofertar novos serviços financeiros e gerar receitas auxiliares para a Companhia. Já em março de 2022, a Companhia realizou o lançamento do Peixe30 (www.peixe30.com), uma rede social com foco na nova geração de profissionais, mais dinâmica, moderna e humanizada, que tem como objetivo promover networking, visibilidade e oportunidades, de forma gratuita, tanto para os usuários quanto para as empresas. Nela, as pessoas podem se apresentar para o mercado e “vender o seu peixe” gravando vídeos de até 30 segundos. Um dos diferenciais da plataforma é a ferramenta de assessment, que faz o mapeamento do perfil comportamental do usuário usando a metodologia DISC, ou seja, das soft skills, além de gerar o currículo automaticamente em formato web ou PDF a partir do preenchimento dos dados por parte do usuário. O Peixe30 ultrapassou a marca de 400 mil usuários em menos de um ano de lançamento.
O desenvolvimento de seu ecossistema de educação continuada, desde 2022, proporcionou crescimento significativo da representatividade das receitas auxiliares (outras receitas) da Companhia na comparação com a receita líquida, com um crescimento médio anual (CAGR) de 55,1%, passando de R$25.401 mil em 31 de dezembro de 2021, para R$61.122 mil em 31 de dezembro de 2023, passando a representar 3,3% da receita líquida em 2023, comparado a 1,8% em 2021. Essa evolução demonstra que gradualmente essas iniciativas estão ganhando importância e deverão se tornar mais relevantes nas operações da Companhia, conforme se desenvolvem.
(v) Localização privilegiada e de fácil acesso aos alunos. Fator primordial para a escolha da instituição de ensino pelos nossos potenciais alunos, as unidades estão estrategicamente localizadas nas principais capitais e regiões metropolitanas das regiões Nordeste, Norte e Sudeste, geralmente próximos aos respectivos locais de trabalho, ou de residência do público-alvo, bem como em regiões de fácil acesso e com infraestrutura local conveniente para o aluno. Tal característica gera uma maior percepção de valor ao público-alvo, tanto do ensino presencial quanto do Ensino Digital (EAD), uma vez que os alunos matriculados em cursos à distância devem, periodicamente, comparecer presencialmente às unidades de ensino. A Companhia acredita que a combinação de tais fatores gera impacto relevante na percepção de valor oferecida ao aluno. Dada a importância da localização das unidades para o sucesso de uma companhia do setor de educação, a Companhia avaliará as opções que permitam assegurar os melhores imóveis nas praças em que operam e, simultaneamente, obter retornos adequado para a operação. A Companhia entende ainda que as suas unidades são um fator decisivo no crescimento e expansão de Ensino Digital devido ao fato de que possuem polos para tal serviço nos quais os alunos devem periodicamente comparecer.
Ensino de qualidade com custo-benefício atrativo
A Companhia desenvolve uma estrutura que tem permitido oferecer aos alunos ensino de qualidade a um preço mais competitivo em relação ao praticado pelos principais concorrentes. Os cursos, serviços educacionais de graduação e pós-graduação, bem como o corpo docente, discente e instalações físicas têm sido consistentemente avaliados de forma positiva pelo MEC e pelos alunos. A Companhia acredita que tal resultado seja reflexo de esforço constante para melhorar a qualidade do ensino ministrado e da infraestrutura oferecida em diversos cursos. A Companhia tem uma área de auditoria acadêmica com capacidade de padronizar e controlar as atividades acadêmicas, permitindo a manutenção de um alto nível de qualidade e consistência em todos os processos. A Companhia acredita que o seu padrão de ensino, com mais de 64% dos professores com titulação em mestrado ou doutorado, é também um atrativo para potenciais alunos. Os preços de mensalidade são cuidadosamente definidos com base no preço ofertado pelos concorrentes diretos, de forma a adequar-se à proposta de valor oferecida aos alunos da Companhia e garantindo níveis saudáveis de rentabilidade. Isso é possível, pois, ao aperfeiçoar o desenvolvimento acadêmico oferecido, o treinamento do corpo docente e as funções gerenciais e administrativas de controle na sede, a Companhia é capaz de reduzir os custos relativos à estrutura administrativa e de gestão em cada uma de suas unidades, permitindo cobrar mensalidades acessíveis e manter a prestação de serviços educacionais de qualidade aos alunos.
Administração profissionalizada e práticas de governança coorporativas consolidadas
Desde a sua fundação, a Companhia tem por foco adotar uma filosofia empresarial em suas operações. A administração é composta de administradores profissionais com significativa experiência no setor de educação, particularmente no ensino superior, com uma visão de negócios delineada por metas claras e definidas, larga experiência na abertura de novas unidades, autorização de novos cursos e aquisição de outras companhias, favorecendo um processo ágil de tomada de decisões. A maioria de seus executivos seniores possui em média mais de dez anos de experiência no setor e mais de seis anos de carreira atuando na Companhia, o que acredita garantir maior alinhamento entre a atuação desses profissionais e seus valores e práticas de governança. Além disso, a Companhia entende que parcerias estratégicas que agreguem conhecimento e experiências complementares, adicionam grande valor aos seus negócios. Além dos comitês de Finanças e de Gente, Gestão e Governança Corporativa, a partir de 2021, a Companhia adotou o Comitê de Auditoria não estatutário e, em 2022, instituiu o Comitê de Inovação. Em 2015, a Ser Educacional, após aprovação de proposta espontânea da administração da Companhia, implantou o Conselho Fiscal, composto por três membros titulares. Desde sua implantação em 2015, também como parte da proposta da administração, o Conselho Fiscal foi reconduzido para todos os exercícios sociais subsequentes.