• -
  • -
  • -
  • -
  • -
  • -

Estratégia

Nossa Estratégia

O objetivo da Companhia é manter a sua posição de liderança no mercado do Ensino Superior para as regiões do Norte e Nordeste e, também, tornar-se um player ainda mais relevante em outras regiões do País. Para isso, desenvolveu uma estratégia de crescimento baseada em três pilares principais: (i) crescimento orgânico presencial, com a criação de novos cursos de graduação em unidades já existentes, bem como o credenciamento de novas unidades; (ii) crescimento orgânico por meio do ensino a distância, segmento que vem apresentando um grande potencial de crescimento e apresenta melhores margens; e (iii) crescimento por meio de aquisições selecionadas e que complementem sua plataforma operacional, que se dará em duas frentes: (a) aquisição de instituições com reconhecimento regional consolidado ou de empresas de educação online (“Edtechs”) ou que ofereçam soluções educacionais que complementem sua estratégia de criação de um ecossistema de ensino superior completo ao mercado; (b) crescimento orgânico.

Crescimento Orgânico

a) Investimentos e criação de novos cursos de graduação e aumento de vagas em unidades já existentes

Nos últimos cinco anos, a Companhia apresentou uma forte expansão de suas atividades, com foco em seu crescimento orgânico.

A Companhia busca a expansão de suas unidades de menor porte, de modo a aumentar o número de vagas disponíveis, permitindo um crescimento orgânico com baixa necessidade de investimentos e riscos reduzidos. Adicionalmente, os Centros Universitários que opera possui maior autonomia para a criação de novos cursos e o aumento de novas vagas, potencialmente permitindo a aceleração de seu crescimento orgânico.

A Companhia pretende continuar credenciando novos cursos em suas unidades que oferecem oportunidade de crescimento, focando em cursos de maior rentabilidade e com maior demanda, como os cursos de saúde (Medicina, Odontologia, Psicologia, entre outros) e engenharia, que possuem ticket mensal médio mais elevado e uma menor evasão.

b) Credenciamentos de novas unidades

O credenciamento de novas unidades de ensino presencial perante o MEC leva, em média, 36 meses. A partir da inteligência de mercado e da experiência da administração da Companhia em abrir novas unidades, foram identificadas oportunidades de abertura de novas unidades em localidades com demanda ainda não atendida pelas instituições de ensino locais. Tais novas unidades serão estrategicamente localizadas para manter os atuais níveis de atratividade de cursos em outras praças.

c) Expansão do ensino digital (EAD)

O Novo Marco Regulatório do EAD, foi concretizado por meio da Portaria Normativa do MEC de nº 11, publicada em de 20 de junho de 2017, que estabeleceu normas para o credenciamento e oferta de cursos EAD, em conformidade com o Decreto Presidencial nº 9.057 de 25 de maio de 2017. O Novo Marco Regulatório do EAD, dentre outras regras, garantiu autonomia às Instituições de Ensino (IES) credenciadas junto ao MEC para expansão de seus polos EAD, desde que seguissem determinados parâmetros de qualidade de ensino.

A Companhia acredita que pode beneficiar-se fortemente dessa alteração regulatória que limita a oferta no mercado de ensino à distância. Nesse sentido, acredita que fortes marcas regionais prevalecerão sobre marcas sem forte presença local no momento de escolha dos potenciais estudantes e que o reconhecimento das marcas UNINASSAU e UNAMA proporcionarão sustentabilidade e crescimento do seu programa de EAD. O Ensino Digital tende a agregar uma rentabilidade ainda maior, uma vez que o seu custo marginal para novos alunos é baixo e suas despesas operacionais serão em grande parte assimiladas pela estrutura administrativa já existente. O segmento de Ensino Digital no Brasil apresenta forte tendência de crescimento, dada sua atratividade de preço e maior conveniência, podendo atrair alunos com menor poder aquisitivo e/ou que vivem em cidades afastadas dos maiores centros urbanos.

Nesse sentido, a Companhia iniciou a captação na modalidade Ensino Digital no 1° trimestre de 2014. Com a introdução do novo marco regulatório em 2017 e os Conceitos Institucionais (C.I.) das IES da Ser Educacional credenciadas para a oferta de EAD, que possuem C.I.’s 4 e 5, a Companhia aumentou significativamente a sua rede de polos e, em 31 de dezembro de 2021, o grupo Ser Educacional já operava com 516 polos EAD. A partir de 2020, em virtude das medidas de combate à pandemia da COVID-19, a Companhia decidiu acelerar uma série de iniciativas, com destaque para o lançamento da linha de Cursos Digitais, que tiveram sua primeira captação no quarto trimestre de 2020 e marcaram a entrada da Companhia no conceito de lifelong learning (educação para a vida toda), que representa uma mudança no padrão de comportamento dos estudantes que gradativamente tendem a buscar conhecimentos durante toda a carreira, seja porque esse período tem se estendido, dado o aumento da expectativa de vida da população, mas também pela necessidade cada vez maior de aprendizado, em virtude da criação cada vez mais rápida de novas técnicas e tecnologias. Assim, em 2021, o Ensino à Distância passou a ser denominado de Ensino Digital ou Digital e apresentou um EBITDA Ajustado de R$74,1 milhões e margem EBITDA ajustada de 36,0%, um crescimento expressivo versus o EBITDA ajustado de R$38,4 milhões e margem de 34,2% apresentado em 2020. Em 2022, com a conclusão da aquisição da FAEL, a Ser Educacional expandiu seu Ensino Digital, apresentando, ao final do exercício 2022, mais de 900 polos ativos.

d) Fortalecimento das campanhas de marketing visando manter o elevado reconhecimento das marcas e aumentar a captação de alunos

A Companhia acredita que no mercado de educação superior prevalecerão as marcas com forte apelo regional e com identificação com as comunidades nas quais se inserem. Dessa forma, a Companhia continuará a investir em esforços de comunicação junto às comunidades em atua, visando manter ou expandir o reconhecimento de suas marcas. A Companhia utiliza uma estratégia de comunicação integrada, que combina inserções em mídia, ações socioambientais, apoio ao esporte e campanhas comerciais de captação de alunos, visando não apenas aumentar a captação de alunos em cada período, mas também gerar reconhecimento da marca e inserção do Grupo nas comunidades das cidades nas quais atua. Essas atividades são realizadas em conjunto com sua força de vendas, que trabalha de forma coordenada com esforços comerciais em suas unidades, realizando contato direto com público-alvo. Além disso, realiza outras iniciativas específicas, como parcerias com empresas para geração de estágios e programas de trainee para seus alunos, órgãos públicos, escolas, participação em feiras universitárias e outros eventos importantes para prospecção de alunos em potencial.

Aquisições e consolidação do setor

A Companhia pretende acelerar o crescimento por meio de aquisições estratégicas e seletivas, que complementem a sua plataforma operacional e portfólio de marcas. A estratégia de crescimento inorgânico pode ser dividida em duas frentes: sendo (i) a aquisição de instituições com reconhecimento de marca regional consolidado, visando a expansão de portfólio e sinergias com a sua plataforma de ensino digital; e (ii) a aquisição de empresas de ensino que permitam expansão do portfólio de cursos digitais ou híbridos.

A aquisição de instituições com reconhecimento regional possui o objetivo de expandir  o seu portfólio de marcas e a entrada em mercados onde não atua. Nessa estratégia, visa adquirir instituições de porte, com marcas estabelecidas regionalmente, que possuam um maior foco em cursos da área de saúde e que operem, preferencialmente centros universitários.

A Companhia adota critérios rígidos na aquisição de novas unidades, inclusive a adequação do local e de suas instalações, conveniência para os alunos e ambiente competitivo local. Tais critérios são verificados por meio de uma extensiva análise de mercado que leva em consideração variáveis tais como tamanho do mercado-alvo, ambiente competitivo, taxa de penetração de educação superior, quantidade de egressos do ensino médio, poder de compra dos alunos em potencial e estratificação do nível de renda. Em geral, dada a estrutura do mercado de educação superior nas regiões Nordeste e Norte, no qual a maioria dos possíveis alvos para aquisições são pequenas e médias faculdades, centros-universitários e universidades, a Companhia realiza pesquisas de mercado para a implantação de novos cursos que atendam à demanda em tais unidades adquiridas.

Busca contínua de ganhos de eficiência e rentabilidade

Com o investimento contínuo na inovação do modelo de ensino, a Companhia continua a desenvolver e oferecer ensino universitário e técnico de qualidade com cursos constantemente atualizados em linha com as necessidades e perfis de nossos alunos e do mercado, ministrados por um corpo docente altamente capacitado, com modernas metodologias e ferramentas pedagógicas e com instalações adequadas e convenientemente localizadas. A Companhia sabe que além de obter uma educação de primeira linha, com foco no encaminhamento ao mercado de trabalho, o aluno também valoriza um atendimento e serviço de alto padrão. Assim, investirá de modo relevante e contínuo em infraestrutura, em especial infraestrutura digital, buscando melhorar a experiência do aluno presencialmente em unidades e no EAD. Além disso, espera continuar a melhorar a eficiência operacional por meio de (i) uma gestão inteligente do portfólio de cursos oferecidos, com a escolha de cursos com alta demanda e com alto potencial de rentabilidade; (ii) criação de turmas com números mínimos de alunos; e (iii) cruzamento de grades curriculares. A Companhia reavalia regularmente o portfólio de cursos que oferece nas unidades com base em pesquisas de mercado, no desenvolvimento econômico de cada região em que atua e nas ofertas de seus concorrentes. A equipe acadêmica da Companhia centralizada também está atenta para desenvolver novos projetos de cursos além daqueles que atualmente oferece, de acordo com a demanda existente.

Investimento contínuo em tecnologia

A Companhia pretende continuar a investir em tecnologia para uma melhoria contínua da qualidade no ensino e no relacionamento com seus alunos e professores. Ao continuar a investir em tecnologia, acreditam que aumentar a sua eficiência operacional, com a redução de custos e aumento da comodidade para os administradores e alunos. O investimento em novas tecnologias permitirá ainda flexibilizar a oferta de produtos, proporcionando ainda mais ganhos no controle de qualidade de ensino e redução de custos nas unidades. Por fim, a Companhia realizará ainda investimentos expressivos com o objetivo de suportar o crescimento esperado, disponibilizando uma adequada infraestrutura de tecnologia para os alunos, professores e área administrativa.

Investimento na experiência educacional dos alunos

A Companhia pretende continuar a investir em proporcionar uma experiência educacional cada vez melhor aos alunos combinando um ambiente que proporciona acesso fácil e intuitivo, seja para atividades presenciais ou online. Nesse conceito, está investindo na evolução da Ubíqua, o modelo acadêmico que apresenta uma matriz curricular focada no aprendizado onipresente, conteúdos de qualidade ofertados por meio de metodologias ativas de ensino que permite melhor capacidade de aprendizado e que transita facilmente entre ambientes online e presencial. Além disso, está criando um portfólio cada vez mais amplo e novas formas de comercialização de cursos utilizando meios digitais tais como a distribuição via redes socais, aplicativos de mensagens, ou mesmo por meio da oferta via plataformas de e-commerce de varejo que permitem experiência diferenciada de acesso ao ensino superior, aliando formatos convenientes de ensino com acesso a conteúdo de qualidade direcionado às necessidades profissionais dos alunos.